The Material Handling Blog

 

Read More Articles

O sistema AutoStore

Robótica e a otimização de espaço de armazenagem

Marcelo Souza | 10 November 2017

Apesar da tecnologia de armazenagem e retirada automatizada (ASRS) não ser exatamente recente, já que desde os anos 50 alguns sistemas passaram a ser comercializados, é notável o nível de desenvolvimento e sua capacidade de solucionar problemas complexos otimizando processos logísticos economizando espaços ao máximo. Convido-os para conhecer uma em especial, o sistema AutoStore, agora com o primeiro sistema operando no Brasil integrado pela empresa Bastian Solutions.

O AutoStore é uma solução robótica inovadora que dinamicamente gerencia posições de estoque dentro de uma estrutura metálica que chamamos de grid. Robôs independentes se movimentam na parte superior do grid cumprindo tarefas de armazenagem e retirada de forma colaborativa e levando o material até o operador através de estações de trabalho.

O sistema possui 4 componentes principais, o grid estrutural, robôs autônomos, caixas de armazenagem e portas de operação. As caixas são armazenadas formando colunas que preenchem toda a estrutura, os robôs movimentam as caixas de forma colaborativa otimizando o tempo para atender as solicitações de armazenagem e retirada de itens de estoque que é feita das portas de operação.

Ilustração AutoStore Fig.2: A estrutura metálica formando uma especie de cubo onde robôs na superfície são os responsáveis pela movimentação das caixas de armazenagem levando até o operador através de portas de trabalho. (Ilustração: AutoStore)
 

Flexibilidade

A estrutura metálica é altamente modular podendo ser montada em espaços não simétricos e prédios com pé-direito baixo, conferindo uma flexibilidade ímpar possibilitando a melhor utilização do espaço disponível. O sistema pode ser instalado em diversas configurações e se encaixa muito bem em ambientes de distribuição e manufatura já que pode ser facilmente integrado a outras tecnologias de movimentação de materiais.

Ilustração AutoStore Fig.3: O sistema AutoStore se encaixa bem em ambientes de distribuição e manufactura integrada com outras tecnologias como esteiras (Ilustração: Bastian Solutions)

Inteligência

As caixas de armazenagem dentro do grid são parte integrantes do sistema, são movimentadas livremente pelos robôs e não saem de dentro da estrutura metálica, o controlador conhece e gerência dinamicamente a posição de cada uma das caixas, O controlador executa algoritmos que colaboram para o alto desempenho da solução como identificar os itens de maior demanda e deixá-los mais próximos da superfície do grid.

Possibilidade de expansão

O sistema permite a expansão de acordo com a demanda, já que é possível acrescentar o número de robôs na mesma estrutura e expandir a área de grid e caixas para mais posições de estoque. Como exemplo pode-se montar a estrutura da expansão em uma das faces do grid independente da operação existente e ao término da montagem os robôs são programados para começar a operar na área expandida.

Projeto EMBRAER

O primeiro sistema AutoStore instalado no Brasil acaba de ser iniciado na indústria aeronáutica, O lançamento dos novos jatos comerciais e o protótipo do maior avião fabricado no Brasil o EMBRAER E195-E2 demandou a alteração do seu modelo de armazenagem de peças aeronáuticas dos jatos comerciais E1 e E2 maximizando o processo logístico e ampliando o parque de manufatura.

Embraer Divulgação Fig.4: O projeto dos novos jatos EMBRAER E-195-E2 e E-Jet-E1 trouxeram desafios que exigiram o que existe de mais moderno no mundo em termos otimização de espaço e desempenho além de ferramentas gerenciais inteligentes para garantir a eficácia de 99,9% nos processos dentro do estoque fabril (Foto: Embraer Divulgação).

Para saber mais sobre este projeto sugiro a leitura da matéria feita na revista Tecnologística Ed. Maio 2017, page 48-52. Para saber mais sobre esta tecnologia e muitos mais, visite o site ou contate-nos.

Author: Marcelo Souza

Comments

No comments have been posted to this Blog Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 

Thank you for your comment.

Rate this Blog Post:

Spell Check

Related Posts

Archives

Latest Case Study

 

20220224-DENSO-Toyota-Core-tow-tractor-tugger-agv-autonomous-vehicle-automotive-distribution-loading-pallet-transfer-cart_3

Denso

Learn how AGVs helped Denso achieve a 48% reduction in process defects and 33% reallocated labor to better positions with no eliminated roles. 

 

Close